top of page
  • Foto do escritorBotCast - Podcast de RPA e IA - Brasil

Robotização Vs Quadro de Pessoal

O ser humano é dotado de competências insubstituíveis pelas máquinas. E todas estas devem ser preservadas e incentivadas.


Diariamente me deparo com o desafio de disseminar e evangelizar pessoas e empresas em relação à Automação Robótica de Processos (RPA). Ainda que não seja um tópico tão novo assim para quem já atua nesse ramo, para o mercado, empresas e pessoas comuns, a realidade de ter um robô executando suas tarefas é algo muito inovador e "moderno". E isso leva a muita curiosidade. E claro, um dos caminhos mais legais de absorver este conhecimento são nos eventos e workshops que tem acontecido pelo país. Muito bons né? É....


Quando nos deparamos com um evento de um tema específico, a primeira coisa que pensamos é: "Oba, vou saber muito desse assunto com a melhor fonte possível". Veja bem... Em muitos casos é bem verdade, e sempre será mesmo o melhor caminho para absorver conhecimento. Apesar disso... é bom estarmos atentos e procurarmos aconselhamento de alguém próximo que entenda para saber se faz sentido o que e estão dizendo e ofertando.

Por quê estou dizendo isso? Acontece que me sinto frustrado ao me deparar com certas incoerências e falta de profundidade de alguns dos eventos que tem surgido relacionados a RPA... Receio muito que esses eventos tendem mais a aproveitar a onda do que realmente se aprofundar e levar um conteúdo de qualidade e fiel a iniciativa proposta.

(...) me sinto frustrado ao me deparar com certas incoerências e falta de profundidade de alguns dos eventos que tem surgido relacionados a RPA...

Como por exemplo um que vi hoje, sendo divulgado pelo LinkedIn... Na descrição inicial, onde citava vantagens e pontos positivos da automação robótica, citava também como sendo "vantagens" a "Redução de Pessoal"... Gelei... Levei a mão de modo a causar aquele belo impacto de tapa na testa e soltei em alto som no meio do trabalho: "Não acredito!"... Ninguém entendeu nada.... mas você que está lendo vai entender (assim espero...). Quem atua no comercial e na disseminação da automação robótica entende bem o que estou falando... associar a Automação Robótica de Processos a este termo é extremamente pejorativo e prejudicial.

O ser humano é dotado de competências insubstituíveis pelas máquinas. E todas estas devem ser preservadas e incentivadas.

Afinal, automatizar um processo via RPA não visa simploriamente "Reduzir Pessoal". Essa visão leva a serem criadas crenças inexatas de que a robotização irá gerar demissões, "pessoas terão menos valor", "máquina é mais importante que o ser humano", etc... Quando na verdade o intuito é o contrário: acreditamos que as pessoas são capazes de realizar muito mais do que simples tarefas de clicar, digitar, copiar e colar repetidas vezes no dia... O ser humano é dotado de competências insubstituíveis pelas máquinas. E todas estas devem ser preservadas e incentivadas.


Para isso sim devemos automatizar todas aquelas tarefas que prendem o ser humano de modo a não permitir que este indivíduo possa ter mais disponibilidade para usar suas competências e o principal: focar e investir mais tempo em tarefas que agregam maior valor. Maior valor para o uso de suas competências, maior valor para a companhia, e maior valor para sua vida.

Nesse momento tenho a esperança que tenha conseguido me fazer entender.


Cada dia que passa me sinto imbuído do desejo de falar ao público sobre essa realidade. Espero em breve estar nestes eventos, desmitificando este tema e levando a todos a compreender o rumo e o caminho que temos pela frente. E termino citando uma frase de minha autoria que engloba toda essa percepção do melhor aproveitamento deste nova tecnologia: "Robôs trabalhando para você ser humano". Reflita as mais diversas percepções desta frase e compartilhe seu pensamento comigo. Criei um Grupo justamente com esse intuito, nos mantermos atualizados a respeito da RPA. Clique AQUI e acesse o link para o grupo "RPA para Devs, TI e Curiosos". Será um grande prazer!


 

#Gratidão pela sua leitura até aqui. Se você chegou aqui é porque ou é um profissional em busca de crescimento em sua carreira ou representa alguma empresa que busca alavancar sua rentabilidade e competitividade.

Então se inscreva nesta Newsletter e também no BotCast - Podcast para Transformação por meio da RPA e Hiperautomação, para você conhecer mais sobre o assunto e manter-se com as últimas atualizações, com conteúdos atuais e participações de pessoas influentes e experientes do mercado, em um ambiente descontraído e colaborativo. Clique no link abaixo e siga nossa página!

Curta, compartilhe e interaja com esta publição. A sua colaboração e engajamento reforça a criação de novos conteúdos. Conto com você, e você conte sempre comigo! Vamos juntos nessa jornada!


Nos vemos num futuro breve. Até lá!


Victor Camacho - Especialista em RPA e Hiperautomação


Conheça mais em nossas outras plataformas:

LinkedIn BotCast - https://lnkd.in/dBj-cXtb

#Patrocine está ideia:

- Curta👍🏼

- Comente✍️

- Compartilhe 🚀

Colabore também para o crescimento e profissionalização dessa iniciativa no Me Paga um Café - https://mepagaumcafe.com.br/botcast/



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page