top of page
  • Foto do escritorBotCast - Podcast de RPA e IA - Brasil

Descubra os 8 sintomas de necessidade de RPA



Neste artigo venho apresentar uma série que chamei de "8 sintomas da necessidade de RPA". Uma forma irreverente de demonstrar as principais dores causadas nas empresas por conta de integração de dados, informações ou de sistemas, que ocasionam o disgnóstico de síndrome da necessidade aguda de RPA!


São sintomas ligados a situação que você já deve ter enfrentado no passado, ou que também pode estar passando agora! E vou mostrar que a Automação Robótica de Processos será o remédio que vai aliviar as suas dores...


Só uma única preocupação: espero muito que ao final deste artigo você ainda esteja VIVO, ou pelo menos naquela situação "morreu mas passa bem"... 😅


Vamos aos sintomas mais comuns já diagnosticados e tratados com sucesso:


Sintoma #1: Calafrios ao precisar de integração com um sistema legado

Quem nunca precisou se integrar a um sistema legado? Não raramente vemos casos onde sistemas legados precisam ser mantidos por muito tempo ativos, mesmo sendo de uma tecnologia antiga.

E aí você se vê na situação de precisar acessar seus dados ou funcionalidades como se fosse um sistema moderno com uma API bem suportada, ultrapassando a barreira da integração quase impossível... É aqui que o RPA pode ajudar, emulando a recuperação humana de informações desse sistema e, em seguida, compactando-o como uma API ou como um RPA Bot que você pode aproveitar como um ponto de integração.

E ainda há a vantagem de desenvolver um caminho de processo tal qual a sua realidade atual, garantindo que essa integração será realizada de maneira segura, rápida e sem erros.


Sintoma #2: Descontrole dos sistemas aos quais precisa integrar

Quando você se encontra sem nenhuma visão do como integrar os sistemas aos quais seus processos permeiam... O governo exige que você verifique com um de seus sites ou bancos de dados? Você precisa preencher formulários da Web no site de um fornecedor ou cliente? Você precisa enviar informações por motivos fiscais ou de auditoria a profissionais externos? E precisa fazer tudo isso num único caminho de processo!? .

É... você está precisando de uma boa dose de Automação Robótica de Processos...


Sintoma #3: Ansiedade por ter que antecipar uma integração futura

Imagina o seguinte cenário: você já tem desenhado caminho ótimo para desenvolver uma integração de sistemas em um no futuro próximo, médio.

Mas aí vem uma necessidade urgente de iniciar essa integração agora, no presente! E agora? Aí vem a tremedeira, preocução e você é acometido de uma grande ansiedade... "Não posso esperar, mas integrar é caro e leva muito tempo... O que fazer!?!?" .

A integração do sistema já existe há algum tempo. Seu objetivo é reunir diferentes sistemas e fazê-los funcionar tão bem que eles podem ser considerados como um sistema único, em vez de um conjunto de sistemas. Mas em contrapartida demanda alto volume de tempo e recurso (humano e financeiros) para ser realizado. É uma solução ideal na maioria dos casos, mas não é necessário aguardar a integração dos sistemas para já ter seus PROCESSOS integrados, entendeu?

Uma das vantagens competitivas da RPA vem da estrutura de solução de baixíssimo impacto em relação à arquitetura atual, que permite implementar a tecnologia sem alterações nos sistemas de TI existentes da organização.


Sintoma #4: Enxaqueca por conta do alto custo de integrações tradicionais

Esse é doído hein... Dói na cabeça, no corpo e no bolso! 😫

Enquanto o custo de uma integração tradicional via código e APIs apresenta um elevado custo, A RPA oferece uma solução com custo muito inferior, além de ser mais rápida, imediata e com retorno muito rápido do investimento para o mesmo problema que uma integração pretende solucionar. .

Ao final, uma estrutura de implantação de RPA bem planejada, arquitetada e desenvolvida pode, na maioria dos casos, praticamente sair de graça, se for analisar o ROI no detalhe... Maravilha, né?


Sintoma #5: Insônia ao esperar que as pessoas ajam como robôs

Ocorre quando você cria a expectativa e direciona as pessoas a se comportem como robôs e concluam atividades rotineiras e muito repetitivas de forma exaustiva, e exige que não cometam erros. .

Mas... são seres humanos! E por exigir essa atuação, você acaba sentindo uma grande frustração e passa noites sem dormir com a cabeça cheia dessas preocupações...

Acontece que, diferente de um ser humano, o robô não erra, não folga, não tira férias, não fica doente e... trabalha 24/7, ininterruptamente! Essas tarefas repetitivas, mecanizadas, de alto volume precisam ser realizadas de forma robotizada, para que os seres humanos possam SER HUMANOS! .

Assim você ainda alavanca a produtividade e o moral de sua equipe ao resolver esses problemas, além de você poder colocar sua cabeça no travesseiro, tranquilamente, tendo a certeza que seu funcionário robótico está a todo vapor resolvendo seus problemas. 🤖👍


Sintoma #6: Lesão por esforço repetitivo de tanto transportar dados manualmente

Esse sintoma causa mais desconforto que torcicolo... Ocorre quando você precisar coletar informações de diversas fontes diferente e depois consolidar todas essas informações em um único sistema de destino. Ou então coletar verificações de antecedentes de alguém e, em seguida, reunir os resultados em um único local para uma decisão. Ou ainda: coletar informações de várias fontes para criar um relatório gerencial ou de vendas... .

Com RPA toda essa coleta de dados é realizada de forma rápida, segura e sem erros, gerando alavancagem na produtividade e melhores resultados de desempenho e financeiro.


Sintoma #7: Convulsão de dados distribuídos de um sistema para vários outros

Esse sintoma aparece toda vez que você se vê em colapso por precisar resgatar informações de um sistema de origem e distribuí-las para muitos outros sistemas de destino...

Pense em exemplos como gerar relatórios ou usar um formulário de integração e usá-lo para publicar informações de um determinado sistema de origem para vários sistemas de modo integrado, seguro e sem erros... Custo, tempo, recursos... Ok, sei que já passou por isso, mas que bom que ainda passa bem.

Mas não tenha mais convulsões por tráfego de dados entre sistemas... deixe que um robô faça isso por você. E ainda a vantagem de garantir que todos os procedimentos, definições e compliance serão seguidos a risca, em todo evento. 🤖👍


Sintoma #8: Falência múltipla da capacidade humana devido a alto volume ou alta complexidade

Essa aqui não dá... você vai padecer e não vai conseguir mudar sozinho... Você se depara com uma série de atividades que são simplesmente humanamente impossíveis de serem realizadas... Aqueles trabalhos que atualmente não está sendo executado (ou raramente), porque é manual, consome tempo e é altamente complexa para o raciocínio humano, sabe? E são nela que justamente a sua empresa percebe grandes oportunidades ao longe, sem ter a certeza de como alcançar pelos meios atuais disponíveis para você.

Automatizar esse trabalho via RPA significa resolver um problema sem aparente solução, e ainda sabendo que o custo incremental de fazê-lo será mínimo. Muitas vezes vemos trabalhos em clientes que simplesmente não são realizados devido a esses problemas citados.

Através da RPA, seu processo pode ter os chamados "ganhos ocultos", onde o resultado vai além de realizar o que o ser humano faz, mas realizar tudo aquilo que está além da capacidade humana, e que vai gerar grandes resultados extras em seus processos.


E na sua empresa, como está o diagnóstico dos processos integrados? Vai só mal das pernas ou respirando por aparelhos? Elimine essa sua dor no curto prazo, de forma ágil, segura e menor valor de investimento com Automação Robótica de Processos - RPA.

Seja qual for o sintoma que esteja sentindo a respeito de integração de dados e sistema, RPA será com certeza um grande aliado! .

ROBÔS TRABALHANDO PARA VOCÊ SER HUMANO!

Tenho publicado constantemente conteúdos gratuitos no Instagram, para te ajudar a identificar esses sintomas e colaborar para alcançar a "cura" pela RPA.

E para trocamos ideias de forma mais próxima, criei um Grupo de Estudos no WhatsApp denominado "RPA para DEVs, TI e Curiosos". Participe!



#Gratidão pela sua leitura até aqui. Se você chegou aqui é porque ou é um profissional em busca de crescimento em sua carreira ou representa alguma empresa que busca alavancar sua rentabilidade e competitividade.

Então se inscreva nesta Newsletter e também no BotCast - Podcast para Transformação por meio da RPA e Hiperautomação, para você conhecer mais sobre o assunto e manter-se com as últimas atualizações, com conteúdos atuais e participações de pessoas influentes e experientes do mercado, em um ambiente descontraído e colaborativo. Clique no link abaixo e siga nossa página!

Curta, compartilhe e interaja com esta publição. A sua colaboração e engajamento reforça a criação de novos conteúdos. Conto com você, e você conte sempre comigo! Vamos juntos nessa jornada!

Nos vemos num futuro breve. Até lá!

Victor Camacho - Especialista em RPA e Hiperautomação

Conheça mais em nossas outras plataformas:

#Patrocine esta ideia:

- Curta👍🏼

- Comente✍️

- Compartilhe 🚀

Colabore também para o crescimento e profissionalização dessa iniciativa no Me Paga um Café - https://mepagaumcafe.com.br/botcast/



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page